Quer tirar sua CNH, mas no momento não pode pagar pelo alto custo cobrado pelas escolas de trânsito? Então, hoje vamos te mostrar tudo sobre a CNH Social grátis ofertada pelo governo federal para pessoas de baixa renda.
Dessa forma, o governo abriu as portas para que todos possam tirar uma CNH e aumentar as suas chances também no mercado de trabalho. Afinal, cada vez mais as profissões que exigem uma carteira nacional de habilitação vem crescendo.
Portanto, confira!
O que é a CNH Social Gratuita?
A CNH Social, é uma CNH grátis oferecida por meio de um projeto do governo em parceria com o Detran. É para pessoas que não podem custear todo o processo para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação.
O objetivo é custear todo processo para novos motoristas, incluindo exames e as provas do Detran. Isso torna a CNH acessível e dá oportunidade para pessoas de baixar renda que precisam dirigir diferentes tipos de veículos, principalmente motos e carros.
Além de conseguir a primeira habilitação de graça para as categorias A ou B, o programa também abre as portas para aqueles que desejam ou precisam mudar da categoria B para D. Isso permite que o motorista dirija não só carros de passeio, mas também veículos de transporte de passageiros ou pesados, como ônibus e caminhões.
Critérios para ter sua CHN Grátis
Para pedir a CNH Social grátis, é preciso se atentar aos critérios, pois eles mudam de acordo com as regras de cada estado. Isso acontece porque cada estado cria suas próprias regras para definir aqueles que podem ter acesso benefício.
Isso é muito importante, já que o programa ainda não está disponível em todos os lugares do país. Por isso, é importante checar com o Detran se ele está disponível na cidade e como participar. Para verificar as informações certas sobre a região e cidade onde você mora, é só entrar no site do Detran do seu estado e buscar por “CNH social“.
Mesmo assim, tem alguns requisitos que são parecidos em todos os lugares para pedir a CNH grátis pelo programa:
- Precisa ter mais de 18 anos;
- Necessário ter estudado em escola pública;
- Preciso saber ler e escrever;
- A renda familiar tem que ser de no máximo 2 salários mínimos;
- Somente para pessoas sem emprego ou que não ter um emprego formal.
E precisa ter um comprovante de onde você mora no estado ou na cidade que tá oferecendo o programa. Essa é uma medida de segurança do programa para evitar fraudes ou violações das regras.
Outros critérios
Alguns estados também podem acabar exigindo a confirmação de cadastro em outros programas sociais, como o Bolsa Família e o CadÚnico, por exemplo. Pois, estes já tem informações prévias sobre as famílias de baixa renda e servem de confirmação para a instituição antes de te aprovar para a CNH Social grátis.
Outro requisito muito importante para conseguir a CNH social, é a categoria da habilitação que deseja tirar. Se deseja adicionar uma nova categoria A ou B ou deseja realizar a mudança da B para D, é preciso ter entre 21 e 50 anos. Além disso, deve comprovar renda individual de no máximo três salários mínimos e saber ler e escrever. E para quem deseja realizar a mudança, também não é pode haver infrações graves nos últimos 12 meses.
Inscreva-se para sua CNH Social Grátis
Então é isso! Agora você já sabe o que é e todos os critérios para conseguir ter a sua CNH Social grátis. Para isso, basta acessar a página do Detran do seu estado, ver se o benefício está disponível e realizar o seu cadastro.
Outro ponto importante, pode ser necessário ter uma conta do Governo Federal, por isso, não perca tempo e crie a sua agora mesmo. Boa sorte, boas aulas e que você conquiste a sua CNH.