Contratar um empréstimo no Itaú pode ser a solução ideal para quem precisa reorganizar as finanças, realizar um projeto ou enfrentar uma emergência.
Afinal, negociar com um dos maiores bancos do Brasil traz a possibilidade de ter opções variadas de crédito, independente do perfil do consumidor e suas necessidades.
Neste artigo, você descobrirá como é fácil solicitar um empréstimo, as principais modalidades disponíveis e as vantagens e cuidados necessários ao pegar dinheiro de um banco.
Conheça as Opções de Empréstimo no Itaú
Na hora de contratar um empréstimo, o que importa mesmo é a necessidade do cliente e sua situação financeira. Dito isso, o Itaú disponibiliza diversas modalidades de crédito e dependendo desses fatores alguns deles podem oferecer mais vantagens do que os outros.
Por exemplo, um dos mais comuns é o Empréstimo Pessoal, uma opção ideal para aqueles que precisam de dinheiro rapidamente e sem burocracia. Em alguns casos, o cliente consegue até mesmo receber o dinheiro na hora.
Outra modalidade que faz sucesso é o Crédito Consignado, indicado principalmente para aposentados, pensionistas do INSS e funcionários de empresas conveniadas. Sua grande vantagem são as taxas reduzidas e os pagamentos são descontados diretamente da folha de pagamento.
Mas para aqueles que precisam de um empréstimo de valor maior, o Itaú disponibiliza o Crédito com Garantia de Imóvel, que como o nome indica utiliza os bens do cliente como garantia para o empréstimo.
Essa modalidade também conta com juros menores do que o crédito pessoal e pode ser contratada, muitas das vezes, até mesmo por pessoas negativadas.
Por último, o banco também disponibiliza o Crédito Rotativo e Parcelamento de Fatura. Esses são “empréstimos” emergenciais que pessoas que utilizam o cartão de crédito do banco podem utilizar, mas possuem juros altos.
Além das modalidades apresentadas acima, existem outros tipos de empréstimo no Itaú aos quais clientes com perfis específicos têm acesso.
Taxas de Juros e Condições do Empréstimo
Mas sempre que uma pessoa for fazer um empréstimo, tem uma coisa a qual ela deve se atentar: taxas de juros e condições de pagamento.
No geral, o Itaú trabalha com condições variadas para cada tipo de empréstimo, o que significa que as parcelas que o cliente vai pagar, assim como os juros que caem sobre elas, vão depender da modalidade escolhida.
Outros fatores que influenciam são o resultado da análise de crédito e do relacionamento do cliente com o banco. Inclusive, quanto melhor for seu histórico financeiro, maiores serão as chances de obter taxas mais atrativas.
Passo a Passo para Solicitar um Empréstimo no Itaú
Os passos que uma pessoa deve fazer para solicitar um empréstimo no Itaú vão depender do tipo de empréstimo que ela escolheu.
Logo abaixo você vai conferir como fazer a solicitação do empréstimo pessoal, direto pelo aplicativo do banco ou no navegador:
- Acesse o aplicativo do Itaú ou o Internet Banking e faça login com as credenciais da sua conta;
- Ambos os canais oferecem processos parecidos para contratação de crédito, então basta acessar a respectiva opção;
- O próximo passo é dar início à simulação, escolhendo o tipo de empréstimo, o valor escolhido e as condições de pagamento desejadas;
- Caso esteja satisfeito, basta preencher a solicitação e enviar a proposta.
Nesse momento é necessário ter os documentos em mãos, incluindo CPF, RG, comprovantes de residência e renda e qualquer outro comprovante necessário para a modalidade de empréstimo que você escolheu.
Aí então o Itaú realizará uma análise de crédito, que pode ser finalizada rapidamente ou levar alguns dias úteis. Caso aprovado, o banco deposita o dinheiro direto na conta do cliente.
Cuidados ao Contratar um Empréstimo no Itaú
O processo é todo digital e pode ser feito até mesmo por uma pessoa mais leiga, mesmo assim é necessário prestar atenção a alguns detalhes que podem passar despercebidos.
No geral, é preciso se atentar às taxas e juros que serão cobrados. Aqui, quanto mais tempo demorar para quitar a dívida, mais a pessoa vai pagar no final.
Além disso, muita gente acaba pegando mais dinheiro emprestado do que precisa só porque teve um limite alto aprovado, ou não faz as contas direito e acaba se apertando na hora de pagar as parcelas.